Rede Social

Um compromisso coletivo para construir respostas e oportunidades.

Quem somos

A Rede Social de Santa Maria da Feira assenta no trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social.

Sendo uma plataforma de articulação de diferentes parceiros públicos e privados, tem como principais objetivos:

  • Combater a pobreza e a exclusão social e promover a inclusão e coesão sociais;
  • Promover o desenvolvimento social e um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos;
  • Garantir uma maior eficácia e uma melhor cobertura e organização do conjunto de respostas e equipamentos sociais ao nível local;
  • Criar canais regulares de comunicação e informação entre os parceiros e a população em geral.

Parceiros

A Rede Social desenvolve uma parceria efectiva e dinâmica que articula a intervenção social dos diferentes agentes locais e é constituída pelas seguintes entidades:

  • Instituições Particulares de Solidariedade Social;
  • Juntas e Uniões de Freguesia;
  • Unidades de Saúde;
  • Outras Entidades.

Conselho Local de Ação Social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) é um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social pela promoção do desenvolvimento social local.

É constituído por entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, com intervenção direta ou indireta na área social e a que eles adiram de livre vontade. Baseia-se num trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica e visa o planeamento estratégico da intervenção social local, que articula a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social.

Núcleo Executivo

O Núcleo Executivo é um órgão operativo do Conselho Local de Ação Social e é obrigatoriamente constituído pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela Segurança Social e por uma entidade sem fins lucrativos com intervenção social no concelho.

Actualmente, para além da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e do Serviço Local de Segurança Social de SMF, integram o Núcleo Executivo seis entidades efectivas, nomeadas pelo Conselho Local de Ação Social, que representam as diversas áreas de intervenção social no Município. A periodicidade de reuniões é mensal.